segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Qualidade de vida




Ainda falta ânimo para você começar a se exercitar? Aí vai uma sugestão: Encare a prática regular de exercícios físicos como quem poupa dinheiro para uma aposentadoria tranqüila.

As pessoas que se exercitam tendem a viver mais e com melhor qualidade. Depois de acompanharem durante 25 anos 17.000 estudantes recém-saídos da faculdade, pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, chegaram a uma conta tão simples quanto dois mais dois. Cada hora dedicada à atividade física rende duas horas a mais de vida. O sedentarismo está relacionado a 37% das mortes por câncer, a 54% dos óbitos por doenças cardiovasculares e a 50% dos derrames fatais.

A prática de exercícios físicos bem orientada, aumenta o nível de oxigênio no músculo lhe garantindo um bom funcionamento, preserva o ritmo respiratório e é possível reduzir em até 40% a incidência de várias doenças crônicas. Cai o risco de infarto, derrame, diabetes, osteoporose, artrite e até depressão, bem como estimulam as células produtoras de ossos a trabalhar com mais vigor, prevenindo o enfraquecimento ósseo, muito comum no publico feminino e idoso.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SEMENTES DE CHIA



As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos gordos ómega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, por exemplo. Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam suster um guerreiro que marchava durante 24 horas. Os aztecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, usadas como moeda.



Sugestão de utilização: pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais (eu utilizo nos corn-flakes logo de manhã, por exemplo), iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e aidioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são óptimas como substituto de ovo.

Em conclusão:

• A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza

• Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro

• Mais três vezes ferro do que os espinafres
• Mais quinze vezes magnésio do que os bróculos


É adquirida em qualquer loja de produtos naturais ou em lojas de produtos para animais (estas sementes também são utilizadas como ração de pássaros, mas podem ser perfeitamente consumidas pelos humanos também).


Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está a ser redescoberta pelos nutricionistas e está a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.


A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.


Fonte consultada para este artigo: Wikipedia

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MOTIVE-SE...



As pessoas sedentárias o são porque não faz parte da nossa cultura cuidar da saúde. Por isso, a falta de tempo vem como primeiro álibi fútil para não fazer exercício físico tendo como conseqüência a desmotivação mesmo sabendo que praticar qualquer atividade física seria muito bom para a saúde.

Motivação, ação e movimento, percepção e aprendizagem, são consideradas a base do comportamento humano e serve para tudo na vida.

Contratar um personal trainer ou matricular-se numa academia e iniciar uma atividade física não é a parte mais difícil. O estímulo de uma novidade ou a vontade de estar em forma são impulsos gratificantes.
O maior desafio, é continuar freqüentando os treinos e a rotina de exercícios que, para muitos, acaba sendo sacrificante. Os motivos de abandono das atividades físicas, logo nos primeiros meses, são diversos e independe da idade.

Pensando no seu bem estar físico e na sua saúde, relacio abaixo algumas dicas que você poderá seguir para encontrar a tão difícil motivação:

Paciência
Muitas pessoas em uma combinação de entusiasmo e impaciência, acabam treinando demais, muito cedo ou com muita freqüência. Os resultados disto são: dores, lesões e provavelmente uma grande decepção. Muitas destas pessoas almejam resultados de forma rápida, de tempo ao treino. Esperar resultados dia após dia só irá levar a decepção.

Contrate um Personal Trainer
Os resultados serão mais rápidos e a motivação aparecerá naturalmente, além de um maior conforto, segurança e eficiência.

Acompanhamento Nutricional
Comece o treino com um acompanhamento nutricional em paralelo. Só treinar, se alimentando como de costume, pode não adiantar em alguns casos, principalmente se o objetivo principal for perder peso. A alimentação precisa estar totalmente direcionada para seus objetivos.

Academia em casa
Ter uma academia em casa também é uma alternativa para não deixar o treino de lado. Existem lojas especializadas na venda desses equipamentos. Nós, por exemplo, disponibilizamos de uma loja virtual onde são encontrados esse tipo de material.

Escolha o horário de maior disposição
Descubra a que horas tem mais disposição para treinar e acerte o seu relógio biológico para aproveitar melhor o seu treino.

Registre os resultados
Registrar suas medidas, peso e porcentagem de gordura num certo intervalo de tempo pode ajudar à motivá-lo. Se você estiver fazendo dieta, treino e descanso corretos, os resultados virão e ver este progresso é um grande impulso para treinar cada vez mais. Nossa equipe realiza avaliações físicas com softwear de ultima geração periodicamente, mostrando através de dados e gráficos aquilo que conquistou.

Force a você ser o melhor
Treine para você mesmo, não para os outros e lute para ser sempre melhor que no dia anterior.

Não faça do treino sua vida
Se você não é um atleta profissional ou não depende do fisiculturismo para pagar as contas, não mude o foco da sua vida totalmente para os treinos, isto além de tornar algo que é para ser um prazer na sua vida em uma obrigação, pode gerar recaídas de “desmotivação” com o passar do tempo. Viva a vida, faça do treinamento sua rotina…

Não existe sacrifício para ser um perdedor! Este é o caminho mais fácil, basta desistir e arrumar desculpas. E não existe caminho fácil para ser um vencedor, existe apenas o caminho do sacrifício. O vencedor é aquele que faz sempre um pouco a mais do que todo o resto!



FAÇA TUDO ISTO POR SI E PELA SUA SAÚDE, VOCE VAI VER QUE VALE A PENA!!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dieta: Qual é a ideal?

Se o que você mais deseja no momento é emagrecer, é importante que fique atenta com a dieta para emagrecer que você vai escolher para conquistar este objetivo.A dieta que você optar pode reduzir os quilinhos as mais, mas também pode causar alguns prejuízos à sua saúde.


Atualmente existem vários tipos de dietas: dieta da sopa, dieta da USP, dieta do suco, da lua, entre tantas outras. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que a restrição excessiva de calorias, a exclusão de alimentos necessários para o bom funcionamento do organismo e o jejum, o fatores geralmente propostos nestas dietas milagrosas, podem causar fraqueza, cansaço, indisposição e deficiência de nutrientes.

Para que você faça a escolha correta, darei algumas orientações importantes para que tenha alguns cuidados, evitando problemas à sua saúde decorrentes de algumas dietas.

- Consulte sempre o profissional adequado para te ajudar a emagrecer, no caso da elaboração da dieta o nutricionsita, orientações sobre atividade física o educador físico, etc. Não faça uma dieta por conta própria.

- Tenha em mente o objetivo de mudar os maus hábitos alimentares, aprender a comer de forma equilibrada.
- Faça várias refeições ao dia com pequena quantidade de alimentos.
- Variedade alimentar, assim você estará consumindo alimentos fontes de diversos nutrientes, vitaminas e minerais.
- O apoio psicólogico muitas vezes é fundamental. Pessoas com ansiedade, compulsão alimentar entre outros sintomas emocionais conseguirão seguir a reeducação alimentar bem melhor se tiver esse acompanhamento.
- Dê preferência por alimentos naturais, o menos processado possível, evite os industrializados em excesso.
- Consuma alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas, verduras, legumes e legumes, etc.
- Beba bastante água, se você não tem esse hábito ou não gosta, introduza aos poucos, a cada dia.
- Mude o pensamento de que fazer dieta é algo sacrificante, é possível fazer uma dieta saudável e obter bons resultados sem passar fome, sem deixar de comer o que você gosta.
- Pratique exercícios regularmente
- Não pule refeições, dessa forma ficará mais difícil se controlar na próxima refeição.
- Faça pratos coloridos, utilize temperos naturais.
- Fazer dieta não significa comer apenas salada, pão integral e queijo branco, existem também outras opções, procure não repetir sempre os mesmos alimentos, as mesmas preparações.

Uma dieta de emagrecimento adequada que lhe traga excelentes resultados tanto em relação ao peso, como benefícios para sua saúde precisa ter quantidades reduzidas de alimentos, precisa de um equilíbrio entre os nutrientes e estar de acordo com as características individuais. Dê o seu melhor para essa conquista e boa dieta!

Fonte: Roberta dos Santos Silva

Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Correção postural na corrida

Cada atleta tem seus movimentos individualizados, isso não significa que sua postura seja correta ou errada. É difícil definir qual seria a postura ideal de corrida para cada pessoa. A corrida ela tem que ser harmoniosa e natural, mas mesmo assim existem os erros posturais, que podem ser por vícios ou desvios posturais. A dor já é um sinal de que alguma coisa está errada, ao apresentar os primeiros sinais de desconforto ou dor muscular procure um médico especialista, de preferência que seja da área de medicina esportiva. Sempre existe um meio para corrigir, que pode ser por: exercícios educativos, fortalecimento muscular, alongamento, palmilhas ortopédicas, tênis adequado que ajudam muito na correção, mas tudo isso deve ser orientado pelo profissional qualificado. O técnico precisa tomar muito cuidado com a correção da postura, muitos precisam ser corrigidos para evitar lesões e outros pela maneira que correm. Mas para corrigir essas “manias”, o atleta pode sofrer algum tipo de lesões e acabar prejudicando o rendimento do atleta. Então fica a critério do treinador se a necessidade ou não para corrigir a postura errada na corrida.

Para ajudar na correção, fique na frente de um espelho e na esteira e comece a reparar como você corre.
Postura do Corpo: O tronco fica ligeiramente inclinado para frente e não ereto.

Postura dos Braços e Ombros: Os braços devem ficar em um ângulo de 90º e movimentar para frente e para trás, paralelo ao corpo e ombros relaxados.

Postura das Mãos: imagine que esteja segurando um ovo, não pode apertar senão quebra e nem soltar senão o ovo cai, sempre relaxado

Erros posturais mais comuns:

- Correr nas pontas dos pés;

- Cruzar os braços na frente do corpo;

- Correr sem movimentar os braços;

- Ombros contraídos;

- Braços estendido ou muito flexionado;

- Mãos contraídas;

- Rotação lateral de tronco;

Retorno aos treinos...

Nada melhor do que merecidas férias para dar uma desacelerada, não é verdade? Até que chega a hora de colocar a vida nos eixos novamente.

E qual a forma correta de se recomeçar as atividades físicas sem lesões ou fadiga?

 Tudo depende do quanto tempo a pessoa ficou parada. "Caso a pausa tenha sido de apenas uma semana, a pessoa pode continuar o treino de antes, mas vale a pena pegar um pouco mais leve nas cargas na semana do retorno".

Porém, após a segunda semana sem treinar, as perdas passam a aumentar de forma mais significativa e na hora de retornar é melhor prestar mais atenção para não sobrecarregar. "É preciso analisar o que a pessoa fazia antes, no caso da musculação, é melhor mudar a intensidade do treino, pegar mais leve nas cargas, podendo até mesmo fazer um programa diferente nessa fase de readaptação."


Para evitar lesões, o segredo é não ter pressa. Neste momento é necessário traçar objetivos reais para os alunos. Isso ajuda a motivar o treino e garante que ele não vai ultrapassar os limites adequados para a segurança dos aspirantes a atletas.


A quantidade de dias treinados durante a fase de readaptação também vai depender de quanto tempo a pessoa ficou parada. "Se estamos falando de um triatleta, por exemplo, que ficou parado três meses e quer voltar aos treinos como era antes da pausa, fica inviável considerar que ele retome o treino exatamente como era".


Ao retornar à prática de exercícios é possível sim treinar todos os dias. Porém, a pessoa passa por uma reorganização de atividade, para que não fique sobrecarregada nos dias de treinamento.

Então, vamos retomar nossa busca constante por bem estar, qualidade de vida e principalmente saúde!

Contem comigo sempre...
Robinson Luiz
Cref 03131/G