quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fila Night Run Campinas 2012


Fila Night Run levou cerca de 4 mil atletas ao Parque do Taquaral para uma corrida noturna cheia de agito.

A noite de sábado, 22 de setembro, foi agitada para os corredores que moram em Campinas, interior do estado de São Paulo. Mais de 4 mil atletas se reuniram no Parque do Taquaral para completar os trajetos noturnos da tradicional Fila Night Run. Além dos percursos de 5 km e 10 km (que sofreram alteração para proporcionar mais segurança aos participantes e passaram a ser de 5,5 km e 10,4 km), a prova oferece música ao vivo e outras apresentações com show de luzes e fogo para entreter a galera.


Em sua segunda prova, a médica Ellen Erie Cato, de 36 anos, ficou satisfeita com seu resultado nos 5 km. “Comecei a correr há pouco tempo e até achei que não ia aguentar o ritmo inicial até o fim, mas deu tudo certo. Cruzei a linha em aproximadamente 36 minutos e um dos fatores que me ajudou para isso foi uma descida que havia no meio da prova”, disse.

Willian Rodrigues Soares, soldador multifuncional de 26 anos, também fez o percurso de 5 km. “Comecei a correr no início do ano e foi a primeira corrida noturna que eu participei. Foi muito legal. Tive a sensação de correr com mais disposição, com o corpo mais preparado e alerta para isso”, revelou. Willian é de Indaiatuba e foi até a cidade de Campinas com um grupo de amigos só para correr: “Fomos só para isso mesmo. O pessoal aqui em Indaiatuba adora correr. Fica minha sugestão de também realizarem uma Fila Night Run aqui na minha cidade. A galera iria em peso”.

Entre os que completaram os 10 km estava a representante comercial Paula Cristina Tavares, de 26 anos, que concorda com Willian sobre o diferencial de correr à noite. “Pratico esse esporte há 3 anos e foi a primeira vez que corri em uma prova noturna. Senti que meu desempenho foi melhor porque estou acostumada a treinar nesse horário e a temperatura fica agradável, sem o sol na cabeça. Além disso, choveu antes da prova começar, o que ajudou muito na umidade do ar”, afirmou. A partir de agora, o objetivo de Paula é aumentar o seu trajeto e sua resistência: “Quero fazer uma maratona. Treinei bastante para passar dos 5 km para os 10 km e agora vou em frente. Estou atrás de provas de 15 km ou 16 km, esse é meu próximo passo”.

Confira os resultados e algumas imagens do evento:

5 km

Masculino:
Gilberto da Silva Roque – 17min29s86
Fernando Pereira – 17min45s88
Josimar Aparecido – 18min07s32


Feminino:
Jéssica Pellári Bueno – 20min27s12
Marina Malachias – 22min17s44
Leandra Aparecida Piveta – 23min26s77


10 km

Masculino:
Jovadir Junior Acedo – 33min29s58
Aleudo Francisco dos Santos – 34min19s99
José da Silva Neto – 35min29s52



Feminino:
Ana Fernanda Proença – 42min31s78
Débora Mendes Silva – 45min21s95
Adriana Buratto – 45min22s62

                                             

domingo, 2 de setembro de 2012

Tenis de corrida duram cerca de 500km

Procure manter os calçados sempre secos, para conservá-los melhor. E lembre-se de que pisos ásperos e duros, como asfalto, gastam mais. Enquanto .... Foto: Shutterstock

Procure manter os calçados sempre secos, para conservá-los melhor. E lembre-se de que pisos ásperos e duros, como asfalto, gastam mais. Enquanto terrenos mais suaves, como areia dura e terra batida, consomem menos do solado.

Comentar 0A vida útil desse tipo de calçado varia de acordo com o biótipo do corredor, tipo de pisada, intensidade dos treinos, tecnologias empregadas no produto e terreno no qual a pessoa costuma se exercitar. Mas a durabilidade dos tênis se estende, em média, por 500 km.

"Não apenas a quilometragem e o tempo de uso são importantes como também o estado de conservação. É aconselhável manter o calçado sempre seco, pois, ao ficar úmido, ele se deteriora mais rapidamente, por exemplo. Outros fatores que influenciam são a maneira como o atleta pisa pisada pronada, supinada ou neutra e o tipo de terreno em que é feito o treino", ressalta Fernanda Lemucchi, fisioterapeuta da Clínica Move, de São Paulo (SP). "Pisos ásperos e duros, como asfalto, gastam mais. Enquanto terrenos mais suaves, como areia dura e terra batida, consomem menos", completa.

O ideal é substituir os pares desgastados, mesmo que sua aparência esteja boa. A fisioterapeuta alerta que correr com tênis errados e usar os calçados em demasia estão entre as principais causas de lesões do esporte. "Com o uso, o tênis gradualmente perderá a capacidade de absorção de choque e possivelmente começará a perder alguma de suas características de estabilidade", diz. Por isso é recomendado ter pelo menos dois pares. Revezando-os, você vai conservá-los por mais tempo e reservará um tempo para o calçado descansar e recuperar suas propriedades de amortecimento. Em geral, o descanso indicado é de 24 horas.

Fonte: Terra