segunda-feira, 16 de julho de 2012

Férias x atividade física





É muito comum quando chega o período de férias e o nosso pensamento só se volta para o relaxamento da mente e do corpo querendo somente ficar de pernas para o ar e esquecer tudo e de todos os envolvidos no nosso cotidiano.


Para que as nossas férias não se torne monótona e nem mesmo um salto para o sedentarismo é importante manter o mínimo do treino que você vinha fazendo para que seu corpo continue preparado.


Os sinais da falta de treino e do sedentarismo logo aparecem no 2º e 3º dia de sedentarismo, o principal grupo muscular a sentir é o das costas mais próximo a região sacral, lombar para ser mais exato, músculo que é um dos responsáveis de manter o nosso corpo em posição ereta, logo se pode perceber as pernas e pescoço. Tudo é sinal da falta de estimular o corpo com o exercício físico que estava habituado. Ficar sete dias em pleno sedentarismo equivale a um mês de destreino, pois com a escassez da estimulação dos músculos acontece à atrofia muscular (diminuição da densidade da fibra muscular), aumento de adipócitos (gordura corporal), diminuição da taxa metabólica basal (gasto de calorias em estado de repouso), dentre outros processos bioquímicos e fisiológicos no corpo que são atrapalhados pela falta de estimulação durante um determinado período.


Então é de suma importância continuar com o mínimo de treinos por semana, três seria o ideal para manter a sua saúde durante as suas férias e não deixar que o sedentarismo tome conta do seu corpo para que a volta ao trabalho e aos treinos seja com mais eficiência.


Segue algumas dicas:


Corra na Praia
Faça uma proporção corrida/caminhada de 2 minutos correndo e 1 minuto andando. No primeiro dia, corra 1 km. A cada dia, acrescente dois ou três segmentos de corrida/caminhada, conforme seu tempo permitir. Mas cuidado: evite as praias de tombo. A inclinação castiga as articulações.


Em Trilhas
Planeje caminhadas diárias em grupo e faça a seguinte brincadeira: caminhe rapidamente à frente das pessoas por 1 ou 2 minutos e depois corra por 1 ou 2 minutos. Então vire-se para eles e corra de volta até onde estão. Faça uma pausa para descanso e então repita quantas vezes conseguir.


Na Estrada
Mesmo durante a viagem, você pode se exercitar. Use a roupa de corrida no carro e, quando parar em postos ou restaurantes, caminhe por 1 a 2 minutos, e então corra por 5 a 10 minutos. Repita essa sequência até a hora de prosseguir com a viagem.


No Parque de Diversões
Explore as possibilidades. Há vários hotéis conectados a parques como a Disneylândia que têm áreas próprias para corrida, e às vezes é possível ir correndo do quarto onde você está hospedado até o parque. Peça informações sobre percursos à equipe do hotel.


Na Cidade
Mantenha em alta o nível de energia. Faça caminhadas, visite parques, ande de skate pelo bairro ou em pistas locais e, quando as crianças forem pedalar, corra ao lado das bicicletas. Se seu filho pratica algum esporte, corra em torno do campo onde ele está treinando.

Pratique atividade física, sempre...


Você e sua Mente...




Pesquisas têm mostrado que a prática de atividades físicas regulares beneficia a saúde mental e emocional: melhora o humor, reforça a auto-estima e aumenta a confiança para lidar com o que quer que apareça na sua frente.

Nosso cérebro recebe uma série de estímulos capazes de melhorar o bom humor e a disposição ao longo do dia. Isso porque são liberadas substancias como a endorfina que aumentam os niveis de serotonina no cérebro, causando bem estar ao indivíduo.

Assim como a meditação ou praticar seu hobby preferido, a atividade física traz à sua mente um tempo livre das preocupações e responsabilidades do dia-a-dia. Você volta para a rotina mais preparado, revigorado, energizado e, talvez, até com a mente mais aguçada.


Um estudo realizado na Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA) mostrou que uma rodada intensa de exercícios é eficiente em reduzir sentimentos como depressão, tensão, raiva e confusão.


Inúmeras outras pesquisas mostram que até pequenas doses de exercícios moderados podem melhorar a visão da vida e fazer com que fique menos ansioso. Não importa que tipo de atividade faça, seja ela uma caminhada, uma ginástica aeróbica ou musculação, você sentirá os benefícios físicos e emocionais dos exercícios.

Chega de stress...Pratique atividade física!


 

 




Treinamento Funcional: Equilíbrio, Velocidade e Flexibilidade.

Foi-se o tempo em que o único motivo para praticar atividades físicas era a estética. Hoje as pessoas perceberam que fazer exercícios é sinônimo de saúde e, por isso, estão atrás de modalidades cada vez mais completas que proporcionem boa forma e qualidade de vida.


Pra quem busca essa tendência, o Treinamento Funcional aparece como prática mais adotada nas academias de todo o país. A nova modalidade de atividade física reúne todas as ferramentas necessárias para promoção de saúde, melhoria da estética e performance.

 

Diferente da musculação convencional, que trabalha grupos musculares isolados em cada exercício, o objetivo do treinamento é trabalhar o corpo de forma global. Na nova forma de malhar, o maquinário tradicional das academias cede espaço a movimentos, acessórios e estímulos diferentes, que visam trabalhar o movimento do corpo. “A musculação estimula somente a Força. Já o treinamento funcional trabalha outras habilidades como equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência evitando desequilíbrios musculares e lesão”.


Os exercícios consistem basicamente em agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar. De forma dinâmica, lúdica e com um gasto calórico elevado, o treinamento consegue fazer da atividade física um momento prazeroso e cheio de resultados. O treinamento funcional proporciona grande perda de gordura e gera uma manutenção da massa muscular e uma melhor definição do músculo.


O treinamento funcional é indicado para todas as pessoas sejam elas atletas ou não, jovens ou idosos. “Com essa metodologia de treino conseguimos adaptar os exercícios de acordo com a necessidade especifica do aluno. Os interessados em aderir a essa nova modalidade de exercícios tem que ficar atento à qualificação dos profissionais. Muita gente diz que faz treinamento funcional, mas na realidade só faz um desequilíbrio, não utiliza, de fato, o método do treinamento funcional”.

Fonte: Fisioterapia & Saúde.