domingo, 31 de outubro de 2010

Neuroma de Morton e/ou Norton

Neuroma de Morton ou Neurite Interdigital - é uma pequena massa que se forma ao redor do nervo plantar comum que passa em baixo do pé, no ponto em que este se divide em dois ramos que vão para os dedos. Localiza-se entre a terceira e quarta cabeça dos metatarsos. De causa desconhecida, acredita-se que a sobrecarga, o uso de calçados inadequados e biomecânica ineficiente, levam aos sintomas. São sintomas comuns que se apresentam: dor severa e intermitente que irradia para as pontas dos dedos, apresentando queimação no ante pé, e às vezes adormecimento dos dedos. A hiperextensão dos dedos durante a descarga de peso, como ocorre no agachamento, na subida das escadas ou na corrida podem aumentar os sintomas.


 Tratamento conservador:

a) Uso de antiinflamatórios orais na fase aguda.

b) Alterações na biomecânica: Uso de almofadas metatársicas específicas facilmente encontradas no mercado, para distribuição do peso aliviando a sobrecarga na região afetada.

c) A escolha do calçado também é uma medida eficaz. Importante lembrar de avaliar sua pisada: neutra (pisada normal), supinada (pisada para fora) e pronada (pisada para dentro). Sendo supinada, é necessário o uso de um tênis mais flexível e com mais amortecimento. Sendo pronada, um tênis que dê maior estabilidade e seja menos flexível.

d) Ainda como recurso para reduzir o processo inflamatório podemos utilizar a fonoforese, medida física utilizada com ultra-som onde se acrescenta ao gel de acoplamento, substância química para redução do quadro álgico e inflamatório.

e) Se houver calosidades nas cabeças metatarsianas (pela metatarsalgia) pode reduzir com água morna, removendo-os com raspagem em pedra-pome.

f) Outra medida importante é a manipulação e mobilização dos metatarsos e dos dedos, para aumentar mobilidade na área afetada.

g) Massagem transversa é um bom recurso, bem como a vibração.

h) Exercícios de fortalecimento podem ser utilizados: Flexão dos dedos do pé (abaixar os dedos), bem como extensão dos dedos (dedos para cima), com e sem resistência, acompanhados de flexão plantar (pés para baixo) e flexão dorsal (pés para cima).

i) Exercícios proprioceptivos: sendo aqueles que provocam desequilíbrios, gerando estabilidade Cama elástica, andar em linha reta, giroplano, balancinho etc.

j) O treinamento deve ser mantido, observando mudança na atividade, ou seja, prefira a bicicleta ergométrica nos estágios iniciais, natação ou hidroterapia, avançando para corrida na grama, sempre usando almofadas metatársicas.

k) Exercícios de musculação para grandes e pequenos grupos musculares.

l) O reparo cirúrgico às vezes e eficiente se a fisioterapia não obtiver o resultado esperado. Para isso seu médico irá avaliar desta necessidade. Mas em geral o paciente responde bem ao tratamento com fisioterapia.

39 comentários:

  1. O ideal é utilizar gelo ou compressa quente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido ao processo inflamatória , no primeiro momento a crioterapia associada ao ultrassom e' o mais indicado.

      Excluir
  2. DOI DEMAIS, QUE RELAXANTE ME INDICA

    ResponderExcluir
  3. Suas informações me ajudaram bastante, mas tambem gostaria de saber qual o melhor: gelo ou compressa quente?

    ResponderExcluir
  4. pode ser feito os dois "ao mesmo tempo";
    separe uma bacia com agua bem quentinha, coloque os pés por alguns segundos ...e logo em seguida coloque a bolsa de gelo. Faça esse procedimento várias vezes(quente e frio...quente e frio). E se tiver paciência exercícios.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se neuroma de norton pode ser cancer

    ResponderExcluir
  6. procure um fisioterapeuta antes de fazer compressa, há casos em que não se indica o choque térmico, e só ele saberá lhe avaliação e indicar o melhor há fazer.

    ResponderExcluir
  7. é indicado fazer caminhada ou tendencia é só piorar?

    ResponderExcluir
  8. Fazem dois anos q tenho. Passei por várias fases. Qdo faço algum esforço ou ergo os braços dói e esquenta o pé.
    Já fiz fisioterapia. Só resolve na hora. Será q necessito da cirurgia? Isso tem cura? Se estabiliza ou pode virar "coisa" pior?

    ResponderExcluir
  9. Já fiz fisioterapia e não resoveu nada. Quero saber se eu fizer uma cirurgia vai resolver? Pois tenho nos dois pés e quando faço caminhada não aguento de dor. Preciso resolver este mal, pois preciso voltar a caminhar para perder peso e não consigo. Tem cura?

    ResponderExcluir
  10. Bom que vi ter outras pessoas com esse problema que me abateu muito.Fiz 20 sessoes de fisiot.,melhorou sensivelmente,mas ontem e hoje os dedinhos ardem e dao fisgada.Sera que foi porque pulei muito no carnaval e andei muito e sem almofadas?

    ResponderExcluir
  11. SINTO MUITAS DORES E MUITO DESCONFORTAVEL E UM SOFRIMENTO POSSO FAZER CAMINHADA OU NAO.

    ResponderExcluir
  12. Já operei do pé direito e não sinto mais nada em 2009, qdo fiz cirugia de joanete. Depois dessa cirurgia, apareceu no pé esquerdo (até evito salto alto para trabalhar e qdo preciso, uso mas levo uma sapatlha para troca, constantemente. Calço sempre com a palmilha protetora, feita sob medida, só que prá caber a palmilha, o nº do sapato tem que ser um maior, daí sobra no calcanhar, uma luta. Resolvi e vou operar do pé esquerdo, creio que fisioterapia não irá resolver não, ando dois quarteirões e meu pé esquerdo já está doendo prá caramba. E, fala sério, salto alto é bem mais elegante para nós, mulheres.

    ResponderExcluir
  13. hoje, estou com 20 dias que me submeti a uma cirurgia, cansei de sofrer, e tomei coragem, relutei muito em fazer esta cirurgia, só que o neuroma estava imenso! estou aguardando o resultado do histopatologico, o ruim de tudo é não ter que ficar de molho e usar uma sandalia ridicula. adoro fazer exercicios.

    ResponderExcluir
  14. não aguento tanta dor nao sei mais oque fazer

    ResponderExcluir
  15. Tenho este neoroma a uns 15 anos, já fis de tudo: fisioterapia, mudei os calçados, porém ´pe por o pé no chão já começa a doer e incham muito. Pergunto será que a acumputura pode ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz de tudo: fisioterapia, acupuntura, usei água quente com sal grosso e nada resolveu!
      Só falto usar gelo.
      Se não der certo, vou partir para a cirurgia e pedir ajuda a Deus.

      Excluir
  16. Esmarina Oliveira estava 3de Outubro 2012
    sentindo muita dor nos pés,esta semana o médico me falou que era neuroma de nortos; quero saberse alguem ja operou s sentiu se bem ou só alivia a dor e mais tarde volta.
    qualm é o tratamento mais natural.

    ResponderExcluir
  17. eu fiz a cirurgia no dia 08/03/2013 ja estou me sentindo bem melhor, nao posso dizer muita coisa pois ainda estou em faze de recuperacao mas espero ter me livrado desse problema e voltar a calcar meus sapatos que tanto gosto.

    ResponderExcluir
  18. eu marines, tenho neuroma de morton a mais de 05 anos desculbri agora precisamente ja dei entrada na cirugia pelo sus estou agardando pois simto muita dor no meu pé esquerdo

    ResponderExcluir
  19. Eu já tive, operei já faz uns 6 anos e agora voltou de novo.

    ResponderExcluir
  20. Doi muito,doi no calcanhar,nos dedos,queima,parece que os ossos estão a sair enfim já não sei o que fazer...única coisa que penso que me alivia um pouco e quando estalo o pé...

    ResponderExcluir
  21. gostaria de saber qual o remédio pra aliviar a dor pois eu tenho o Neuroma de Morton, e por enquanto não vou poder operar e hoje eu nem coloco o pé no chão por favor qual o medicamento pra aliviar á dor deve estar muito inflamado.

    ResponderExcluir
  22. Quero saber se posso fazer caminhada na praia com neuroma de morton?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem Neuroma de Morton você não consegue caminhar na praia, na rua,....

      Excluir
  23. Fiz a cirurgia de Neuroma de Morton faz 15 dias. Antes da cirurgia fiz várias sessão de fisioterapia sem sucesso algum. Ainda estou com os pontos,não posso colocar o pé no chão ainda. Agora não sinto mais dores e espero ficar boa. Antes eu sentia muitas dores, não podia ficar em pé muito tempo, os sapatos eram impossível de usar. O ortopedista de receitou uma palmilha especial, mas só ajudava no dia a dia umas duas horas após isso era insuportável ficar em pé. Já havia perdido a esperança. Não queria mais sair pois não conseguia calçar meus sapatos e para trabalhar era um tênis velho com a palmilha. Tenho fé que vou ficar boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço pela sua recuperação,mais converse e tire todas as suas dúvidas com seu médico...sei do que estou falando,infelizmente.
      Boa sorte de todo meu coração.

      Excluir
  24. Fiz a cirurgia de retirada de neuroma em fevereiro desse ano,infelizmente não melhorou nada,pelo contrário.
    Fiz em um excelente hospital de BH.
    Porém depois da cirurgia já passei por mais dois médicos para uma segunda e terceira opinião.
    Infelizmente escutei tanto deles qnt de médicos de urgência e emergência que essa cirurgia é horrivel de fazef,e que a tendência é piorar.
    Resumindo,estou eu aqui com dores,sem aguentar andar
    Tomando tramol pra tirar dor e muito chateada por estar assim.
    Ñ tenho mais vida social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a exatamente 40 minutos antes dessa postagem eu estava chegando do hospital
      Tomei uma injeção no bumbum e terei que continuar tomando o tramol.😥

      Excluir
    2. Bruna boa noite vi uma postagem sua , que a cirurgia não resolveu o seu problema. Fiz a minha cirurgia tem 50 dias, perdi o movimento de três dedos do pé. O corte foi feito na parte de cima do pé, um corte de aproximadamente 6 centímetros. Estou andando bem e nada de dores. Como vc está hoje? Visto que já passou bastante tempo da sua cirurgia?

      Excluir
  25. Tenho neuroma de Morton e meu médico não aconselhou a cirurgia, procurei outras opiniões e foram unanimes, cirurgia só em último caso. Essa semana foi terrível os incômodos duraram de sgunda a sexta, não usei a palmilha indicada pelo médico. Hj deste as cinco da manhã estou usando a palmilha, pense num alívio (santa palmilha).

    ResponderExcluir
  26. Há vários anos que ao levantar e tocar com o pé no chão levo um pequeno choque elétrico, às vezes com dor.
    Já fiz fisioterapia e não resultou. Não posso usar sapatos novos sem serem alargados e tenho colocado uma altura na meia que me resolve o problema. O ortopedista disse-me que se a coisa agravar com uma injecção local ajuda.

    ResponderExcluir
  27. sinto muito por todos nós, neuromortos.

    ResponderExcluir
  28. comprei para minha mãe separadores de dedos (tubos de silicone),
    usados para calos, que vai fazer um espaçamentos entre os dedos,
    é necessário eliminar o atrito dos ossos, só assim será eliminado
    a inflamação, (não há cura para o neuroma, mas é possível conviver sem dores.
    E todos os calçados devem ser largos para não comprimir os
    ossos dos dedos (que é o que causa o neuroma)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doei todos os meus sapatos. Não consigo usar tênis.
      Achei sapato de couro molinho e ponta quadrada da J.Gean mas, não posso ficar muito tempo mas, é melhor do que antes.
      Preciso perder peso. Com o neuroma não posso usar tênis e o joelho com problemas. Como perder peso sem exercício, mesmo fazendo dieta.


      Excluir
  29. Sou um dos sofredores do neuroma..Tenho medo de pisar, de andar, já fui em fisioterapeuta, acupuntura, podolometria (palmilha especifica) e continua a doer muito. Meus pés são largos e não há sapato q dê jeito..minha esperança é a cirurgia...

    ResponderExcluir