terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Correção postural na corrida

Cada atleta tem seus movimentos individualizados, isso não significa que sua postura seja correta ou errada. É difícil definir qual seria a postura ideal de corrida para cada pessoa. A corrida ela tem que ser harmoniosa e natural, mas mesmo assim existem os erros posturais, que podem ser por vícios ou desvios posturais. A dor já é um sinal de que alguma coisa está errada, ao apresentar os primeiros sinais de desconforto ou dor muscular procure um médico especialista, de preferência que seja da área de medicina esportiva. Sempre existe um meio para corrigir, que pode ser por: exercícios educativos, fortalecimento muscular, alongamento, palmilhas ortopédicas, tênis adequado que ajudam muito na correção, mas tudo isso deve ser orientado pelo profissional qualificado. O técnico precisa tomar muito cuidado com a correção da postura, muitos precisam ser corrigidos para evitar lesões e outros pela maneira que correm. Mas para corrigir essas “manias”, o atleta pode sofrer algum tipo de lesões e acabar prejudicando o rendimento do atleta. Então fica a critério do treinador se a necessidade ou não para corrigir a postura errada na corrida.

Para ajudar na correção, fique na frente de um espelho e na esteira e comece a reparar como você corre.
Postura do Corpo: O tronco fica ligeiramente inclinado para frente e não ereto.

Postura dos Braços e Ombros: Os braços devem ficar em um ângulo de 90º e movimentar para frente e para trás, paralelo ao corpo e ombros relaxados.

Postura das Mãos: imagine que esteja segurando um ovo, não pode apertar senão quebra e nem soltar senão o ovo cai, sempre relaxado

Erros posturais mais comuns:

- Correr nas pontas dos pés;

- Cruzar os braços na frente do corpo;

- Correr sem movimentar os braços;

- Ombros contraídos;

- Braços estendido ou muito flexionado;

- Mãos contraídas;

- Rotação lateral de tronco;

Nenhum comentário:

Postar um comentário