terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Retorno aos treinos...

Nada melhor do que merecidas férias para dar uma desacelerada, não é verdade? Até que chega a hora de colocar a vida nos eixos novamente.

E qual a forma correta de se recomeçar as atividades físicas sem lesões ou fadiga?

 Tudo depende do quanto tempo a pessoa ficou parada. "Caso a pausa tenha sido de apenas uma semana, a pessoa pode continuar o treino de antes, mas vale a pena pegar um pouco mais leve nas cargas na semana do retorno".

Porém, após a segunda semana sem treinar, as perdas passam a aumentar de forma mais significativa e na hora de retornar é melhor prestar mais atenção para não sobrecarregar. "É preciso analisar o que a pessoa fazia antes, no caso da musculação, é melhor mudar a intensidade do treino, pegar mais leve nas cargas, podendo até mesmo fazer um programa diferente nessa fase de readaptação."


Para evitar lesões, o segredo é não ter pressa. Neste momento é necessário traçar objetivos reais para os alunos. Isso ajuda a motivar o treino e garante que ele não vai ultrapassar os limites adequados para a segurança dos aspirantes a atletas.


A quantidade de dias treinados durante a fase de readaptação também vai depender de quanto tempo a pessoa ficou parada. "Se estamos falando de um triatleta, por exemplo, que ficou parado três meses e quer voltar aos treinos como era antes da pausa, fica inviável considerar que ele retome o treino exatamente como era".


Ao retornar à prática de exercícios é possível sim treinar todos os dias. Porém, a pessoa passa por uma reorganização de atividade, para que não fique sobrecarregada nos dias de treinamento.

Então, vamos retomar nossa busca constante por bem estar, qualidade de vida e principalmente saúde!

Contem comigo sempre...
Robinson Luiz
Cref 03131/G



Nenhum comentário:

Postar um comentário